Secretaria da Família recebe Selo Sesi de
Desenvolvimento Sustentável
31/10/2018 - 16:20

A Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social recebeu, nesta terça-feira, 30, o Selo Sesi ODS, que premia os articuladores do crescimento sustentável do Paraná. O reconhecimento veio em decorrência da elaboração da cartilha “Conhecendo os Direitos da Pessoa Idosa”, que explica o Estatuto do Idoso de forma simples e didática.  A certificação foi entregue durante o Congresso Sesi ODS, em Curitiba.

A iniciativa reconhece os melhores projetos de indústrias, empresas, organizações da sociedade civil, instituições de ensino e do poder público, que desenvolveram ações de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Organização das Nações Unidades (ONU), em 2015.

A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Nádia Moura, explica que a cartilha é uma das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, para assegurar os direitos e valorização da pessoa idosa.

“Muitas pessoas com mais de 60 anos ainda desconhecem que os seus direitos já estão garantidos por lei, no Estatuto do Idoso. Com esta publicação, em linguagem simples e acessível para todos os públicos, queremos que elas saibam que têm direitos sociais e que estes devem ser respeitados em todos os âmbitos”, diz Nádia.  

Segundo a secretária, dentre os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável indicados pela ONU, estão a preocupação com saúde e bem-estar, educação e trabalho digno. “Todos estes temas estão abordados ao longo da cartilha, que também orienta sobre o que fazer em casos de violência e violação de direitos”, diz.

CARTILHA – A cartilha “Conhecendo os Direitos da Pessoa Idosa” dissemina os direitos da pessoa idosa, presentes no Estatuto do Idoso. Elaborada em material impresso, a cartilha também está disponível para download no site www.desenvolvimentosocial.pr.gov.br. Em toda a rede socioassistencial, 39 mil exemplares do material foram distribuídos, em 399 municípios do Estado.

O conteúdo foi aprovado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedi) e produzido com recursos do Fundo Estadual dos Direitos do Idoso (Fipar). A partir da cartilha, a Secretaria de Estado da Educação criou uma animação em vídeo que explica, de forma didática, os direitos da pessoa idosa.  O vídeo está sendo apresentado em toda a rede pública de ensino, que conta atualmente com 113 mil estudantes.

VALORIZAÇÃO – Em 2014, o Paraná lançou o Plano Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que direciona as políticas públicas de acordo com o Estatuto do Idoso. Para ampliar a divulgação dos direitos deste público, a Secretaria da Família reeditou o Estatuto do Idoso em fonte ampliada (A5), e também lançou duas publicações: o Manual de Prevenção de Acidentes (reedição), e o guia de alimentação para pessoa idosa “Comer Bem para não Adoecer”. 

Em 2017, uma campanha de rádio e TV, veiculada em todo o Estado, demonstrou a importância da valorização da experiência da pessoa idosa.  Somado a isso, 14 eventos realizados em todo o Estado abordaram a questão dos direitos da pessoa idosa, com cerca de 6.300 participações.

GALERIA DE IMAGENS