O Idoso no Paraná

Segundo o estudo do IBGE (2021), o Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas na faixa etária acima de 60 anos – o que representa 13% da população do país. De acordo com a Projeção da População realizada em 2018 pelo IBGE, esse percentual tende a dobrar nas próximas décadas. No estado do Paraná, como indica a Projeção da População, a população idosa, em 2021, representa 16% da população paranaense, correspondendo, aproximadamente, a 1,8 milhões de habitantes. Esse percentual representa um aumento de 4,8% em relação ao último Censo do IBGE, de 2010

O crescente aumento da população acima de 60 anos desperta a atenção de vários segmentos da sociedade na atenção à pessoa idosa, impulsionando o debate e a criação de estratégias que colaborem para criação de políticas públicas e que promovam melhores condições de vida e existência para os sujeitos em envelhecimento.

 

Atenção à Pessoa Idosa no Paraná

A Política Nacional do Idoso (Lei 8.842/1994) e o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) reafirmam a necessidade da construção de políticas intersetoriais, capazes de fornecer atenção e cuidado às pessoas idosas, promovendo seu bem-estar em plenitude e garantindo não apenas seu acesso às políticas públicas, mas também favorecendo sua participação ativa na sociedade e na construção do Estado Democrático de Direito.Esses documentos prevêem garantias e direitos fundamentais que comprometem o Estado e a sociedade civil na proteção e obrigação de assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade como pessoa humana.

Nesse sentido, a Política Estadual dos Direitos do Idoso (Lei 11.863/1997) tem por objetivo assegurar os direitos da pessoa com mais de 60 anos de idade, criando condições para sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. É assim que o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI) – órgão colegiado, permanente, composto pela sociedade civil e pelo Estado, pelo princípio da paridade, com caráter deliberativo, fiscalizador e consultivo para a execução das políticas de defesa dos direitos da pessoa idosa – instituído também pela Lei 11.863/1997, atua primordialmente na defesa dos direitos dos cidadãos idosos.

O CEDI/PR congrega e conjuga esforços dos órgãos públicos, entidades privadas e grupos organizados em favor da plena inserção da pessoa idosa na vida socieconômica, política e cultural do estado do Paraná, atuando de forma a eliminar toda forma de preconceito e promover a atenção e o cuidado integral à população idosa