Secretaria da Família participa
de Seminário da Pessoa Idosa
24/05/2018 - 14:50

A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social participou do “I Seminário da Pessoa Idosa do Século XXI: Nosso Futuro”, organizado pela Associação Internacional de Lions Clubes e Ordem dos Advogados do Brasil do Paraná (OAB-PR). Cerca de 100 pessoas de diversas áreas, como educação, saúde e de entidades sociais.

O evento foi promovido na sede da OAB, pela a Comissão dos Direitos do Idoso da OAB-PR e Instituto Amigos do Idoso (IAI). O objetivo são palestras e debates sobre saúde, segurança, qualidade de vida, família e acessibilidade dessa população.

O superintendente da Política de Garantias de Direitos da Secretaria da Família, Leandro Meller, apresentou os trabalhos nesta área e disse ser fundamental aprofundar as análises sobre as políticas públicas para pessoas idosas. “Temos que reconhecer que a pessoa idosa é sujeito de direitos e valorizar tudo o que ela já contribuiu para a sociedade”, comenta Meller.

O superintendente salientou que é necessário trabalhar para a proteção integral da população idosa em situação de risco e vulnerabilidade social. “Isso significa garantir direitos e acessibilidade, combater as violências e permitir acesso a políticas públicas”.

Segundo o presidente do Lions Clube Curitiba Batel, João Dario de Oliveira, a motivação do seminário vem pelo aumento da esperança de vida dos brasileiros. “Esta crescente longevidade traz novas demandas para a sociedade, já que é a fase que requer melhor qualidade de vida”.

MATERIAIS – Leandro Meller apresentou também a Campanha de Valorização da Pessoa Idosa, lançada ano passado pela Secretaria da Família, e distribuiu o Manual de Prevenção de Acidentes e a Cartilha Conhecendo o Direito da Pessoa Idosa.

O superintendente enfatizou a importância do acesso à informação sobre direitos, principalmente em casos de violência. “A pessoa idosa muitas vezes desconhece que algumas práticas são abusivas ou, atém mesmo, não tem coragem de denunciar agressões. Divulgar informações de forma clara e simplificada pode esclarecer direitos e resgatar a autonomia e dignidade”.

GALERIA DE IMAGENS