Secretaria capacita 512
técnicos e gestores sobre
política da pessoa idosa
16/10/2017 - 14:30

Os 22 escritórios regionais da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social concluíram as capacitações sobre políticas para a pessoa idosa, para fortalecer ações e o atendimento a quem tem mais de 60 anos. Foram sete encontros que reuniram 512 representantes de 302 municípios.

As reuniões esclareceram, principalmente os novos gestores, sobre os conselhos, fundos e planos municipais dos direitos da pessoa idosa. No último encontro, participaram as regionais de Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Pato Branco e Toledo.

O Paraná é o estado com mais conselhos da pessoa idosa. São 86% das cidades com esse instrumento de controle social e garantia de direitos, ultrapassando São Paulo, que estavam em primeiro lugar, com 83%. Dos 399 municípios paranaenses, 346 já contam com conselhos.

ACOMPANHAMENTO – Segundo a coordenadora da Política da Pessoa Idosa, Fabiana Longhi, a capacitação visa acompanhar os municípios na construção e fortalecimento das instâncias de garantia de direitos. “Essa relação de parceria entre Estado e municípios é muito benéfica para alinhar os conhecimentos e proteger os direitos dessa parcela da população”, comenta Fabiana.

O plano municipal é o documento que prevê quais atividades devem ser desenvolvidas. O fundo permite que as cidades recebam recursos para investir em ações voltadas à pessoa idosa. Já o conselho municipal tem a função de fiscalizar e criar ações que promovam a proteção dos direitos e a garantia de acessibilidade.

De acordo com a chefe do escritório regional de Cascavel, Lizmari Fontana, o bom funcionamento desses instrumentos garante melhor qualidade de vida das pessoas idosas. “Com mais conhecimento, o atendimento melhora e, consequentemente, as ações voltadas a essa população ganham mais força”, diz a chefe.

RECURSOS – O encontro também apresentou a deliberação (001/2017) que destina R$ 4 milhões para projetos, programas ou serviços voltados aos direitos das pessoas com mais de 60 anos. Para que as prefeituras possam acessar essa verba, é necessário que tenham fundos municipais.

O dinheiro poderá ser usado em áreas como assistência social; saúde; educação; trabalho; cultura; esporte e lazer; comunicação e qualificação profissional. O prazo para que os municípios façam a adesão vai até 30 de outubro.

CASCAVEL – O encontro promovido pelo escritório regional de Cascavel foi realizado, quarta-feira (04), na Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) com 77 técnicos e gestores da rede socioassistencial. Participaram representantes de 42 cidades que integram as regionais Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Pato Branco e Toledo.