Coordenação da política da pessoa idosa e Cedi discutem ações de melhoria para a área 21/03/2019 - 17:00

A coordenação da política da pessoa idosa, da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), fez uma série de reuniões técnicas eeste mês para alinhar as ações da pasta. A articulação aconteceu em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi).

O coordenador da Política da Pessoa Idosa da Sejuf, Matheus Mokdese dos Santos, e o conselheiro representante da sociedade civil no Cedi, José Araújo, visitaram a Sanepar no dia 12/03. O objetivo foi discutir sobre recursos para o Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Fipar).

No dia 19, foi encontro foi com a diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, para dialogar sobre ações de prevenção a crimes financeiros praticados contra pessoas idosas. De acordo com o coordenador da pasta, existem instituições financeiras que fazem uso de práticas abusivas, principalmente relacionadas à contratação de empréstimos. “Também há a questão do ambiente familiar em que o idoso está inserido. Em alguns casos, filhos e netos, por exemplo, pressionam a contratação do empréstimo, para adquirir um bem ou fazer uso em benefício próprio, o que compromete a saúde financeira desse idoso. No futuro, essa pessoa idosa pode sentir falta para comprar remédios ou outra necessidade básica”, destacou.

Nesta quarta-feira (20/03), a equipe se reuniu com outro conselheiro da sociedade civil, Janary Maranhão Bussmann, no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), para tratar novamente da captação de recursos para o Fipar e conhecer as linhas de financiamento disponíveis.

Na oportunidade, foi apresentado ao diretor administrativo do banco, Orlando Pessuti, o trabalho da coordenação, a função do conselho, o banco de projetos do Cedi e as diretrizes do Fipar.

GALERIA DE IMAGENS