Conselho do Idoso abre inscrições para candidatura de novos conselheiros 10/11/2016 - 10:50

O Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná abriu, nesta quarta-feira (09), as inscrições para representantes da sociedade civil que queiram se candidatar a uma cadeira no órgão, para o biênio 2017/2019. O registro da candidatura poderá ser feito até o dia 30 de novembro e a eleição acontece em fevereiro do próximo ano.

As inscrições deverão ser feitas na sede de um dos 22 Escritórios Regionais da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social. Clique aqui para acessar os endereços. Também serão aceitas inscrições enviadas por correspondência à secretaria executiva do órgão. O endereço é Rua Jacy Loureiro de Campos s/n, 6º andar, Palácio das Araucárias, Curitiba, Paraná, Cep 80.530-915.

Podem participar organizações da sociedade civil que prestam atendimento ou defendem os direitos da pessoa idosa; que atuam na área da gerontologia, como os conselhos regionais e sindicatos de trabalhadores do setor; e entidades de classe que reúnem e são vinculadas a idosos aposentados. É preciso também que estejam inscritas há, pelo menos, dois anos no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), que atuem em âmbito estadual e atendam aos demais requisitos do regulamento.

As organizações interessadas podem habilitar-se como candidatas ou apenas votantes na eleição, escolha que deverá ser manifestada no momento da inscrição.

Confira o edital completo aqui . Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3210-2415 ou pelo email cedi@seds.pr.gov.br.

PROCESSO - Serão eleitas as 12 organizações que obtiverem o maior número de votos. Elas serão representadas no órgão por um conselheiro titular e um suplente. Aquelas que já compõem o colegiado na gestão atual poderão concorrer à reeleição, independentemente do tempo de mandato, desde que cumpram o regulamento.

O processo eleitoral se dará por meio de assembleias em todo Estado. As entidades interessadas formarão colégios eleitorais em 11 regiões, compostas por duas regionais vizinhas: Curitiba e Paranaguá (regional Curitiba); Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão (regional Foz do Iguaçu); Guarapuava e Pato Branco (regional Guarapuava); Cascavel e Laranjeiras do Sul (regional Cascavel); Irati e União da Vitória (regional Irati); Ponta Grossa e Ivaiporã (regional Ponta Grossa); Jacarezinho e Cornélio Procópio (regional Jacarezinho); Londrina e Apucarana (regional Londrina); Maringá e Campo Mourão (regional Maringá); Paranavaí e Cianorte (regional Paranavaí); Toledo e Umuarama (regional Toledo).

Será eleito um conselheiro por regional ampliada, sendo que Curitiba, onde há a maior concentração de pessoas idosas do Estado, terá dois representantes no colegiado.

PRAZOS - As votações acontecem entre os dias 06 e 13 de fevereiro, nos municípios sede das regionais ampliadas. As datas são: Irati e Ponta Grossa (06), Guarapuava e Cascavel (07), Foz do Iguaçu e Toledo (08), Maringá e Paranavaí (09), Jacarezinho e Londrina (10), encerrando em Curitiba (13).

A relação definitiva de organizações habilitadas e inabilitadas a participar do pleito será publicada no dia 21 de Dezembro. Os conselheiros eleitos serão conhecidos no dia 21 de fevereiro e empossados no dia 22 de março do ano que vem.

CONSELHO - O Conselho Estadual dos Direitos do Idoso foi instituído em 1997. Atualmente, o órgão integra a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, pasta responsável pela coordenação da política estadual de defesa dos direitos da pessoa idosa. Entre as funções do Conselho, está a defesa dos direitos e a inserção do idoso na vida socioeconômica, política e cultural, eliminando toda forma de preconceito.