Conselho do Idoso abre inscrições para candidatura de conselheiros 03/02/2015 - 10:00

O Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná abriu nesta segunda-feira (2) as inscrições para representantes da sociedade civil que queiram se candidatar a conselheiros do órgão para o biênio 2015/2017. O registro da candidatura poderá ser feito até o próximo dia 11 e a eleição ocorrerá no dia 4 de março.

Podem ser inscritas organizações sem fins lucrativos que prestam atendimento ou defendem os direitos da pessoa idosa; que atuam na área da gerontologia, como os conselhos regionais e sindicatos de trabalhadores do setor; e entidades de classe que reúnem e são vinculadas a idosos aposentados.

“O Conselho do Idoso é um órgão deliberativo, fiscalizador e consultivo para a execução das políticas de defesa dos direitos da pessoa idosa e, por isso, considero fundamental a participação da sociedade civil”, diz a presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, Bernadete Dal Molin Schenatto. Para a presidente, ao participar dos conselhos, a sociedade civil se fortalece e é capaz de defender os seus interesses dentro das políticas públicas.

PROCESSO - O regulamento do processo de eleição dos conselheiros das organizações da sociedade civil consta no Edital nº 001/2015. O credenciamento das candidaturas deverá ser feito junto à secretaria executiva do órgão, na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, que fica no Palácio das Araucárias, em Curitiba. O endereço é Rua Jacy Loureiro de Campos s/n, 6º andar, Torre B.

As organizações poderão habilitar-se para serem candidatas ou apenas para votar na eleição, interesse que deverá ser manifestado por meio de formulário diferenciado. Cada organização habilitada poderá votar em até 12 entidades candidatas.

A eleição dos novos conselheiros ocorrerá no dia 4 de março, por meio de voto secreto. Serão eleitas 12 organizações que obtiverem o maior número de votos. Elas serão representadas no órgão por um conselheiro titular e um suplente.

A posse dos novos conselheiros acontecerá no dia 25 de março, o que permitirá o início do processo seletivo para presidente, vice-presidente e da mesa diretora do órgão.

Mais informações podem ser no site www.desenvolvimentosocial.pr.gov.br, pelo telefone (41) 3210-2517 ou pelo email thiagoasp@seds.pr.gov.br.

CONSELHO - O Conselho Estadual dos Direitos do Idoso foi instituído pela Lei 11.863, de 23 de outubro de 1997, que dispõe sobre a Política Estadual dos Direitos do Idoso. Atualmente, o órgão integra a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, pasta responsável pela coordenação da política estadual de defesa dos direitos da pessoa idosa.

No Paraná, além da Seds, a política para a pessoa idosa é executada pelas secretarias da Educação, Segurança Pública, Esporte, Agricultura e Abastecimento, Cultura, Saúde, Ciência e Tecnologia, Justiça e Indústria e Comércio.

Entre as funções do Conselho, previstas regimentalmente, está a defesa dos direitos e a inserção do idoso na vida socioeconômica, política e cultural, eliminando toda forma de preconceito.

GALERIA DE IMAGENS