Seminário promove conscientização sobre violência contra pessoa idosa 19/06/2019 - 14:20

Sensibilizar a sociedade para o combate à violência contra pessoas idosas e pensar políticas públicas de promoção e proteção da Pessoa Idosa foi tema do Seminário em alusão ao dia 15 de Junho, Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. O evento aconteceu no auditório Mario Lobo, do Palácio das Araucárias, em Curitiba e foi promovido pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, por meio da Escola em Educação de Direitos Humanos (Esedh) e da Coordenação da Política Pública da Pessoa Idosa.

O seminário foi destinado a pessoas idosas, gestores, conselheiros municipais e estaduais, técnicos da área da pessoa idosa, escritórios regionais e demais interessados da comunidade no tema.

Durante a participação no evento, o secretário da Sejuf, Ney Leprevost, enfatizou como uma das prioridades da gestão em atender a população idosa no Paraná. “Nossa prioridade é a população idosa, por isso estamos estudando a implantação nos municípios, do Espaço Intergeracional, que são programas, atividades e ações solidárias, como o compartilhamento de espaços, ou seja, um espaço para dois usos – jovens e idosos como a otimização do território e o fortalecimento de vínculos entre gerações”, disse Leprevost.

“Quando falamos em violência contra os idosos lembramos da violência física. Mas a violência contra o idoso tem muitas faces e se manifesta no cotidiano, de várias formas. Por isso é hora de pensar em um projeto de futuro, com a conscientização de uma sociedade que todos nós sonhamos”, disse a chefe do Departamento de Políticas Públicas para Crianças, Adolescente e Idoso, Ângela Mendonça.

Para o Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Jorge Nei Neves, que também participou do seminário, no Paraná, 340 municípios já realizaram conferências municipais para discutir o papel do idoso na sociedade e, especialmente este ano, quando teremos a conferência estadual, o debate vai girar em torno do papel das políticas públicas e os desafios de envelhecer no século 21. “A violência contra os idosos se dá de várias maneiras, até na falta de acessibilidade do espaço urbano”, lembrou. O conselho foi implantado em 1997, mesmo ano da implantação do Disque Idoso.

DISQUE IDOSO – No Seminário o coordenador da Política da Pessoa Idosa da Sejuf, Matheus Mokdese, fez uma explanação sobre a política no estado e sobre o funcionamento do canal que já recebeu mais de 590 denúncias, nos primeiros cinco meses de 2019, a grande maioria delas por violência física praticada por familiares, com associação ao uso de drogas e bebidas alcoólicas. “Isso reflete em nosso atendimento que se tornou mais humanizado, devido a qualificação dos nosso profissionais e aproximação com instituições e organizações que trabalham com a área da pessoa idosa”, disse o coordenador.

O Disque Idoso é um serviço telefônico estadual gratuito ligado a um banco de dados que coloca à disposição da população orientações sobre os direitos da pessoa idosa, presta informações, encaminha denúncias e sugestões sobre serviços públicos. O serviço está disponível nos 399 municípios paranaenses.

Para denunciar ligue para o 0800 41 0001 (ligação gratuita e sigilosa). Atendimento: segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30. E-mail: disqueidoso@seds.pr.gov.br

SAÚDE ACIMA DOS 60 – O geriatra João Batista de Lima Filho palestrou e explicou ao público presente a importância de cuidar da saúde depois dos 60 anos. “Qualidade de vida, com atividade física, uma boa alimentação  e ‘dose’ de otimismo, são essenciais para quem quer manter-se em boa forma física e mental. Os cuidados depois dos 60 devem ser redobrados, pois o corpo não é mais o mesmo e não respondemos da mesma maneira que 30 anos atrás, por isso precisamos ter a consciência de que temos que nos prevenir”, disse.