Prática de esportes fortalece laços sociais de pessoas idosas 25/09/2018 - 15:50

Ali, no Centro de Atividade do Idoso Ouvidor Pardinho, localizado em Curitiba, todas as alunas têm acima de 60 anos. São idosas que precisam fazer atividade física e que, por motivos diversos de saúde - como fraturas ou doenças que afetam as articulações, não podem praticar exercícios convencionais.

De acordo com a professora de hidroginástica, Maria Cristina Sawaf, os exercícios dentro da água fazem com que as dores musculares diminuam drasticamente. “A maioria das participantes são mulheres e elas têm uma característica específica, que é de se cuidar mais. Por isso, elas procuram mais as atividades”.

A coordenadora do centro, Simone Cordeiro, diz que embora a necessidade da atividade física leve os participantes até ali, o que faz com que permaneçam são as amizades. “É muito difícil que os alunos queiram mudar de turma. Eles criam um vínculo que é a motivação para tirá-los de casa e serem independentes. Aqui, eles conseguem compartilhar os problemas, conversar”, diz.

Para Simone, o motivo que faz com que os alunos cheguem cedo para as aulas é porque neste tempo livre podem conversar e manter os vínculos. “Muitos moram sozinhos e há mulheres viúvas. Elas não querem incomodar os filhos ou os netos, mas querem ter as próprias vidas. E a atividade física ajuda muito a manter a essa autonomia e independência”, diz.

BENEFÍCIOS - Elena Stival Rodrigues, 70 anos, participa da hidroginástica há cerca de quatro anos. Como tinha dor na coluna, nos joelhos e fratura no pé, esta foi a atividade mais indicada. Ela conta que a recuperação foi bem rápida e que, além de inserir uma atividade física no seu dia a dia, a prática de esportes abriu espaço para outro mundo: o das novas amizades.

“Hoje, temos um grupo de amigas que conheci através do esporte. Somos nove. Uma vez ao mês, ou de 15 em 15 dias, nos reunimos e fazemos um lanche, jogamos conversa fora. A maioria é mulher e vive sozinha”, diz a aluna.

Elena afirma que o principal contato social entre elas é feito nas aulas de hidroginástica e que, mesmo morando sozinha, sabe que pode contar sempre com as amigas que conquistou. “Eu tive pneumonia e fiquei internada. Foi uma das minhas amigas daqui que dormiu comigo no hospital, em uma cadeira dura. Ela teve muito amor para fazer aquilo”.

Cecília de Lourdes Libel, de 73 anos, também integra o grupo e só teve benefícios com as atividades. “O médico me encaminhou para a hidro e isso me fez muito bem. Com o grupo de amigas que temos aqui, nos reunimos, não importa a distância. Tem uma que mora em Santa Felicidade e a outra em Fazenda Rio Grande. Mesmo assim, a gente consegue se reunir”, diz.

PROTEÇÃO INTEGRAL - Na próxima segunda-feira (1º), será comemorado o Dia Internacional do Idoso. A coordenadora da Política da Pessoa Idosa no Paraná, Fabiana Longhi, explica que a data é significativa para reforçar a importância da proteção integral a esse público.

“Nós vamos envelhecer, isso é um fato. Porém, temos que oferecer mecanismos para que esse envelhecimento se dê de forma saudável. Uma dessas formas se dá por meio da prática de atividades físicas”, avalia a coordenadora da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.

Fabiana diz que, além dos benefícios físicos, os esportes têm um efeito psicológico positivo para os idosos, pois libera a serotonina, um neurotransmissor que é responsável pela sensação de felicidade e bem-estar. “E isso ajuda a combater a depressão. Quando feitos em grupos, os exercícios são primordiais para manter as amizades e as habilidades sociais de pessoas idosas, que normalmente são mais solitárias”.

A coordenadora lembra ainda que em 2017 para garantir os direitos da pessoa idosa, a Secretaria da Família liberou R$ 11 milhões para implantação de projetos voltados a este público. O recurso já está sendo pago aos 220 municípios que tiveram projetos aprovados em áreas como assistência social, saúde, educação, trabalho, cultura, esporte e lazer e comunicação profissional.

OUVIDOR PARDINHO - O Centro de Atividade do Idoso Ouvidor Pardinho é administrado pela Prefeitura de Curitiba. Atende cerca de 1.320 idosos, que participam de aulas gratuitas de hidroginástica, ginástica e alongamento.

Nas aulas de hidroginástica, a maioria das participantes são mulheres, encaminhadas por indicação médica. Para as aulas de ginástica e alongamento, também participam idosos que receberam indicação médica, mas que são liberados para realizar atividades de maior impacto.

PARANÁ - Em todo o Estado, são ofertadas atividades gratuitas para pessoas idosas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Os endereços dos Cras estão no site da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (selecione a opção "Rede de Atendimento > CRAS").

GALERIA DE IMAGENS