Planejamento para 2019 é apresentado na reunião do CEDI 01/03/2019 - 14:20

O Conselho Estadual dos Direitos do Idoso promoveu nesta quarta-feira (27), sua primeira reunião deliberativa. No período da manhã foram realizadas as reuniões das comissões, onde foram discutidos os assuntos a serem deliberadas e, na tarde, a plenária com a participação de todo colegiado,  formado paritariamente por representantes da sociedade civil e membros do governo.

O CEDI possui seis comissões: duas temporárias (eleições e da VII Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa), e as comissões permanentes, Normas e Fiscalização, Orçamento, Financiamento e Fundo; Comunicação e Políticas Públicas.

Na plenária, o Coordenador da Política da Pessoa Idosa do Paraná, Matheus Mokdese, apresentou o planejamento para o ano de 2019. Dentre as ações, destacou a importância de articulação entre as políticas setoriais e intensificação de investimentos nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa, em conjunto com a Diretoria de Assistência Social, em conformidade com as expectativas dos conselhos. Também ressaltou que irá canalizar esforços para campanha de captação de recursos para o Fundo Estadual dos Direitos do Idoso (FIPAR/PR), atualizações e reestruturação do sistema Disque Idoso e a capacitação dos técnicos dos escritórios regionais, Conselheiros dos Direitos da Pessoa Idosa e municípios.

Foi apresentado ainda o relatório de ações a serem desenvolvidas pela Coordenação da Política da Pessoa Idosa em parceria com o CEDI/PR, dentre elas a efetivação da VII Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, de acordo com a V Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa; construção do 2º Plano Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, ainda a segunda etapa da campanha de Valorização da Pessoa Idosa e as prestações de contas referentes a recursos repassados aos municípios.

GALERIA DE IMAGENS