Dia Internacional de Enfrentamento à Violência contra Pessoa Idosa 14/06/2014 - 08:00

O Brasil possui mais de 200 milhões de habitantes, dos quais mais de 24 milhões são pessoas idosas. No domingo 15 de junho, Dia Internacional de Enfrentamento a Violência contra Pessoa Idosa, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) lembra a importância de serem preservados os direitos destes cidadãos e destas cidadãs, que são a memória viva do país.

De 2011 até o 1º trimestre de 2014, o Disque-100 da SDH/PR registrou 77.059 denúncias de violações de direitos humanos contra pessoas idosas. Em forma de abandono, maus tratos, abuso econômico ou de negligência, a violência se traduz caracterizando rejeição, isolamento ou discriminação. Uma forma de violação cada vez mais comum são os abusos em contratos de crédito consignado – abusos aos quais a população idosa é particularmente vulnerável. Em 2013, o Disque 100 da SDH/PR registrou 16.785 denúncias de violação dos direitos das pessoas idosas que envolvem abuso financeirManual de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosao, sendo que 69% das vítimas são mulheres idosas e 31% são homens idosos.

Para enfrentar a violência contra essa população, a SDH/PR lançou na quarta-feira (11/06) o Manual de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa.

O Manual de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa traz o contexto sociodemográfico brasileiro, as situações de violência contra pessoa idosa e estratégias de ação e prevenção contra a violência.


Serviço

Acesse o Manual de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa
 
 

GALERIA DE IMAGENS