Conselho do Idoso elege novos representantes da sociedade civil 05/03/2015 - 10:56

O Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná (Cedi) promoveu, nesta quarta-feira (04), uma assembleia geral para eleger as entidades que vão representar a sociedade civil no órgão durante o biênio 2015/2017. Participaram do processo eletivo 12 entidades habilitadas e com direito ao voto. Como o número de candidaturas foi igual ao número de vagas disponíveis, todas foram eleitas por aclamação, conforme previsto no regulamento interno do órgão.

Para a presidente do Cedi, Bernadete Dal Molin Schenatto, o próximo mandato será de muitos desafios. “Temos a responsabilidade de monitorar a execução do plano construído na última gestão e de organizar as Conferências dos Direitos do Idoso que acontecerão nos municípios e no Estado”, diz.

REPRESENTANTES – Na lista das entidades eleitas apenas duas, a Federação dos Aposentados e Pensionistas do Paraná e Associação para os Idosos de Foz do Iguaçu, integram o órgão pela primeira vez.

Foram reeleitos os conselheiros que representam as seguintes organizações não governamentais: Federação das Apaes do Paraná; Associação de Defesa dos Policiais Militares Ativos, Inativos e Pensionistas; Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná; Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP); Pastoral da Pessoa Idosa; Ação Social do Paraná; Centro de Excelência à Atenção Geriátrica e Gerontologia; Associação Nacional de Gerontologia do Paraná; Província Brasileira de Congregação das Irmãs Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo e Associação Brasileira de Alzheimer e Doenças Similares - Regional Paraná.

Os novos conselheiros tomam posse no próximo dia 25, para mandato de dois anos. No mesmo dia serão empossados os novos representantes governamentais, nomeados pelo governador do Estado.

Cedi - O Conselho Estadual dos Direitos do Idoso é um órgão colegiado de caráter público e permanente, composto de forma paritária com representantes de secretarias de Estado e de organizações não governamentais.

No Paraná, ele integra a estrutura da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. Sua função é deliberar e fiscalizar a execução das políticas de defesa dos direitos da pessoa idosa. Além da Seds, a política para a pessoa idosa é executada pelas secretarias da Educação, Segurança Pública, Esporte, Agricultura e Abastecimento, Cultura, Saúde, Ciência e Tecnologia, Justiça e Indústria e Comércio.

PLANO – Em dezembro de 2014, o Governo do Estado lançou o Plano Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Paraná, com o objetivo de promover e garantir os direitos de acordo com o Estatuto do Idoso. Construído e pactuado em consenso com a sociedade civil e representantes governamentais, o Plano apresenta oito eixos de atuação: Promoção e Assistência Social; Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia; Trabalho e Previdência Social; Habitação e Urbanismo; Justiça e Segurança Pública; Cultura, Esporte e Lazer e Ações Transversais.