Conselho Estadual dos Direitos do Idoso empossa novos representantes 30/03/2017 - 11:50

O Conselho Estadual dos Direitos do Idoso empossou, nesta quarta-feira (29), os novos representantes da sociedade civil para o biênio 2017/2019. Durante evento, também foram eleitos o novo presidente do órgão, Leandro Nunes Meller, representante governamental, e José Araújo da Silva, da Ação Social do Paraná, como vice-presidente. A solenidade aconteceu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Curitiba.

COMPOSIÇÃO - Os conselheiros da sociedade civil empossados representam as 12 organizações que receberam o maior número de votos no processo eleitoral, que se deu por meio de assembleias em todo o Estado, entre os dias 13 e 20 de março. Foram eleitos um conselheiro por regional ampliada, sendo que Curitiba, onde há a maior concentração de pessoas idosas do Estado, terá dois representantes no colegiado.

Os doze conselheiros governamentais são nomeados pelo governador do Estado e representam as secretariais estaduais da Família e Desenvolvimento Social; da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos; da Educação; da Saúde, da Agricultura e Abastecimento; da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; da Segurança Pública e Administração Penitenciária; do Esporte do Turismo; da Cultura; e da Administração e da Previdência.

CEDI - O Conselho Estadual dos Direitos do Idoso é um órgão colegiado de caráter público e permanente, composto de forma paritária com representantes de secretarias de Estado e de organizações não governamentais.  No Paraná, ele integra a estrutura da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social. Sua função é deliberar e fiscalizar a execução das políticas de defesa dos direitos da pessoa idosa.

DIREITOS GARANTIDOS – Em dezembro de 2014, o Governo do Estado lançou o Plano Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Paraná, com o objetivo de promover e garantir os direitos de acordo com o Estatuto do Idoso. O Plano apresenta oito eixos de atuação: Promoção e Assistência Social; Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia; Trabalho e Previdência Social; Habitação e Urbanismo; Justiça e Segurança Pública; Cultura, Esporte e Lazer e Ações Transversais.

PRESENÇAS – O evento contou com a presença da presidente da Comissão de Direito do Idoso da OAB, Rosângela Lucinda; da procuradora do Ministério Público do Paraná, Rosana Bevervanço e da diretora-geral da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Letícia Raymundo. 

GALERIA DE IMAGENS