Conselho Estadual dos Direitos do Idoso empossa novos conselheiros 26/03/2015 - 15:30

O Conselho Estadual dos Direitos do Idoso empossou, nesta quarta-feira (25), os novos conselheiros do órgão para o biênio 2015/2017. A solenidade aconteceu no Palácio das Araucárias, e contou com a presença da Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa e da procuradora Rosana Beraldi Bevervaço, representante do Ministério Público.

“Recebemos com muita alegria a responsabilidade de promover e garantir os direitos do Idoso no nosso Estado. Estamos comprometidos nesse grande desafio que é executar o Plano Estadual dos Direitos do Idoso, esse documento tão importante, construído e pactuado com a sociedade civil e poder público”, destacou a secretária.

Tomaram posse doze representantes da sociedade civil, eleitos no último dia 4, e doze representantes governamentais, nomeados pelo governador do Estado. O evento também elegeu o novo presidente do Conselho, José Araújo da Silva, representante da Ação Social do Paraná, e Gilson Fernando Gomy de Ribeiro, da Associação Nacional de Gerontologia do Paraná, como vice-presidente.

“O Paraná já ocupa uma posição de destaque em relação ao restante do país, inclusive sendo procurado como referência na garantia de direitos do idoso, mas ainda há muito trabalho a fazer”, conta Araújo. “Nosso desafio imediato é organizar as Conferências dos Direitos do Idoso que acontecerão nos municípios e no Estado em 2015”, ressalta.

CEDI - O Conselho Estadual dos Direitos do Idoso é um órgão colegiado de caráter público e permanente, composto de forma paritária com representantes de secretarias de Estado e de organizações não governamentais.

No Paraná, ele integra a estrutura da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. Sua função é deliberar e fiscalizar a execução das políticas de defesa dos direitos da pessoa idosa. Além da Seds, a política para a pessoa idosa é executada pelas secretarias da Educação, Segurança Pública, Esporte, Agricultura e Abastecimento, Cultura, Saúde, Ciência e Tecnologia, Justiça e Indústria e Comércio.

GARANTIA DE DIREITOS – A Seds é responsável pela coordenação das políticas públicas de defesa de direitos, incluindo a manutenção de seis conselhos estaduais: Assistência Social, Trabalho, Direitos da Mulher, do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Criança e do Adolescente.

Em dezembro de 2014, o Governo do Estado lançou o Plano Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Paraná, com o objetivo de promover e garantir os direitos de acordo com o Estatuto do Idoso. O Plano apresenta oito eixos de atuação: Promoção e Assistência Social; Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia; Trabalho e Previdência Social; Habitação e Urbanismo; Justiça e Segurança Pública; Cultura, Esporte e Lazer e Ações Transversais.