Abertas inscrições ao conselho do Conselho dos Direitos do Idoso 08/02/2019 - 17:00

O Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI-PR) convoca a sociedade civil organizada a concorrer na eleição dos novos representantes da sociedade civil, que integrarão o conselho na gestão 2019/2021. O órgão é composto por 24 membros, sendo 12 representantes do Governo e mais 12 da Sociedade Civil.

Para se candidatar à vaga de conselheiro é necessário que sua indicação seja feita por uma entidade da sociedade civil que atuem exclusivamente com ações voltadas para a pessoa idosa. A habilitação pode ser como candidato e votante ou apenas como votante, e as inscrições vão até dia 25 de fevereiro.

Informações podem ser obtidas no site do CEDI, onde consta a Deliberação nº 017/2018  convocando as organizações da sociedade civil para as eleições.

Para o coordenador da Política do Idoso da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, Matheus Mokdese dos Santos, é grande o interesse das entidades da sociedade civil em participar do CEDI. “O Conselho tem a função de definir as políticas estaduais, estabelecer prioridades, acompanhar e avaliar proposta orçamentária do Estado, acompanhar e controlar auxílios as entidades, deliberar sobre movimentação dos recursos financeiros vinculados ao Fundo Estadual dos Direitos do Idoso. 

O que é

Criado pela Lei 11.863, de 23 de outubro de 1997, que dispõe sobre a Política Estadual dos Direitos do Idoso, o CEDI é um órgão colegiado de caráter público e permanente, deliberativo, fiscalizador e consultivo para a execução das políticas de defesa dos direitos da pessoa idosa; sem credo político ou religioso, tem prazo indeterminado de duração e se rege por resoluções do conselho pleno.

O foco do Conselho é primordialmente a defesa dos direitos da pessoa idosa em conjunto com os órgãos públicos, entidades privadas e grupos organizados, em favor da inserção da pessoa idosa na vida socioeconômica, política e cultural do Paraná, propondo-se a eliminar toda e qualquer forma de discriminação.

O Cedi integra, atualmente, a estrutura organizacional da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), responsável pela coordenação da política estadual de defesa dos direitos da pessoa idosa, e dá suporte administrativo ao Conselho.

GALERIA DE IMAGENS