Fipar

O Fundo Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná (FIPAR/PR), instituído pela Lei Estadual nº 16.732 de 27/12/2010 e regulamentado pelo Decreto 5612 de 29/11/2016, tem o intuito de captar e aplicar recursos destinados para o desenvolvimento de políticas, programas e ações de promoção, proteção e defesa dos direitos da Pessoa Idosa. Criado para receber parcelas do Imposto de Renda devido por pessoas físicas e jurídicas, os valores são repassados ao Fundo em forma de doação, devidamente declarada, obedecendo aos limites definidos em lei. As organizações da sociedade civil que atendem pessoas idosas podem inscrever propostas no Banco de Projetos da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho para receber apoio financeiro do Fundo Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná (FIPAR/PR).

►Quer contribuir?

As pessoas físicas ou jurídicas poderão destinar recursos financeiros ao Fundo Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná – FIPAR/PR por meio de depósito na conta do FIPAR/PR ou por meio de boleto específico emitido. Os contribuintes poderão efetuar destinações ao FIPAR/PR, com dedução do imposto de renda, não podendo ultrapassar o montante de 6% (seis por cento) do valor devido se tratando de pessoas físicas e 1% (um por cento) para pessoas jurídicas. As doações poderão ser feitas a projetos constantes no Banco de Projetos do FIPAR/PR, sendo necessária a indicação do projeto beneficiado, ou então repassadas ao montante geral do FIPAR/PR que terá seu repasse normatizado por deliberação do CEDI/PR.

CLIQUE AQUI PARA DOAR

Para realizar sua doação, CLIQUE AQUI e siga as instruções:

1. Preencha o campo CPF (para pessoas físicas) ou CNPJ (para pessoas jurídicas) e clique em CONTINUAR.

2. Preencha os dados solicitados (nome do doador; e-mail; senha; CEP; Estado; Cidade; logradouro; nº) e clique novamente em CONTINUAR.

3. Aparecerá uma página com as modalidades de repasses que poderão ser realizados:

  • Selecione FIPAR Estadual para contribuir com o montante geral do Fundo Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná. 
  • Selecione Banco de Projetos e logo e em seguida Selecione o projeto para destinar a doação para um projeto específico. Clicando em “Saiba mais...” você poderá conhecer melhor o projeto selecionado. 
  • Após a escolha da modalidade, preencha o campo Valor da doação e escolha uma data de vencimento em Data de vencimento da guia
  • Clique em Emitir Boleto para gerar o boleto para pagamento.

Caso opte por realizar a doação através de depósito em Conta Corrente, a mesma poderá ser realizada para a seguinte conta:

Titular da conta: Fundo Estadual dos Direitos do Idoso – FIPAR/PR
CNPJ: 14.225.701/0001-33
Banco do Brasil
Agência: 3793-1
Conta Corrente: 11.545-2

Para emitir uma Declaração de Doação CLIQUE AQUI.

Para consulta da Declaração de Doação CLIQUEI AQUI.

 

Envie seu projeto!

As organizações da sociedade civil que atendem pessoas idosas podem inscrever propostas no Banco de Projetos [hiperlink] da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho para receber apoio financeiro do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (FIPAR/PR). 

  • O CEDI/PR receberá, a qualquer tempo, projetos voltados ao atendimento das pessoas idosas, as quais serão analisadas pelo Conselho e após aprovadas, irão compor o Banco de Projetos FIPAR/PR, via SISTAG.
  • As propostas devem seguir os padrões nos anexos das deliberações correspondentes. Disponível nos anexos da Deliberação 013/2020 do CEDI/PR.
  • A proposta para inclusão no Banco de Projetos – FIPAR pode ser apresentada por Organização da Sociedade Civil e Órgãos da Administração Pública, Direta e Indireta, que executem ações voltadas à garantia dos direitos da pessoa idosa. 
  • Os projetos apresentados deverão contemplar áreas de assistência social, saúde, educação e ensino superior, trabalho, cultura, esporte e lazer, comunicação e qualificação profissional. 
  • O projeto a ser apresentado deverá atender público de no mínimo 03 municípios do Paraná, os quais estarão devidamente identificados no projeto.
  • A inscrição do projeto no Banco de Projetos FIPAR/PR dar-se-á por ordem de aprovação, não existindo limite em relação ao número de projetos habilitados no Banco de Projetos FIPAR/PR. Do total de recursos captados pelos Órgãos da Administração Pública Direta e Indireta por meio do Banco de Projetos FIPAR/PR [hiperlink], o percentual de 10% (dez por cento) será destinado ao FIPAR Estadual visando o financiamento de projetos das Organizações da Sociedade Civil.

 

►Informações e dúvidas

Alguma dúvida? Mande um e-mail para cedi@sejuf.pr.gov.br ou então entre em contato pelo (41) 3210-2433.